
Prêmio CAPES de Tese 2024

O Prêmio CAPES de Tese, considerado o Oscar da ciência brasileira, é uma iniciativa que reconhece os melhores trabalhos de doutorado defendidos no Brasil anualmente, abrangendo as áreas de avaliação definidas pela Fundação CAPES e integradas ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
Na edição de 2024, a tese de doutorado de Luan Costa de Luna, orientada pela professora Gilda Lisbôa Guimarães e defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco, foi contemplada com Menção Honrosa, destacando-se pela relevância e qualidade acadêmica entre os trabalhos submetidos na área de Ensino.
A Fundação Carlos Chagas, parceira da iniciativa, concede um prêmio para os autores das teses que receberam Menção Honrosa da CAPES na área de Ensino.
No dia 12 de dezembro, tanto Luan quanto Gilda estiveram presencialmente em Brasília para participar da cerimônia de premiação. A participação de ambos representou não apenas o reconhecimento de um trabalho de destaque, mas também a valorização da pesquisa na área de ensino e seu impacto para a educação brasileira.
Título da Tese: Ensino e aprendizagem de amostragem nos anos finais do Ensino Fundamental



ISLP Poster Competition
A Associação Internacional para a Educação Estatística (IASE) buscando contribuir para a promoção da literacia estatística entre jovens e adultos em todo o mundo e em todas as esferas da vida, realiza um concurso internacional de poster, promovida pelo International Statistical Literacy Project (ISLP). Este é dirigido a estudantes e professores da Educação Básica e Ensino Superior. O concurso é realizado a cada dois anos em parceria com o Internacional Statistical Institute (ISI). O objetivo do concurso é promover o letramento estatístico dentro das escolas e universidades, estimulando a utilização, interpretação e divulgação da informação estatística.
Para mais informações, acesso o site do IASE e do EDUCA IBGE.
Poster Competition 2024-2025:
A pesquisa intitulada “Uso de IA Generativa por estudantes brasileiros de Economia: satisfação e confiança, no contexto de aprendizagem da estatística” elaborada e desenvolvida pelo professor Diêgo Bezerra de Melo Maciel junto com estudantes do curso de Economia da Universidade Federal de Pernambuco foi classificada em primeiro lugar para representar o Brasil na etapa internacional do ISPL para o Ensino Superior.
O poster apresentava uma pesquisa que investigou o perfil de uso das tecnologias generativas por graduandos brasileiros de Economia e suas percepções de Satisfação Geral e Confiança Acadêmica com a utilização da IAgen, no âmbito da aprendizagem estatística.
Visualize o pôster no PDF a seguir:
Poster Competition 2022-2023:
O trabalho intitulado “LA CASA DE CAFÉ: contributions of coffee history to the teaching and learning of statistical graphs”, elaborado e desenvolvido pelo professor Anderson Marcolino de Santana junto com estudantes do 9º ano de uma escola pública do Recife/PE, foi classificado em primeiro lugar para representar o Brasil na etapa internacional do ISPL para os anos finais do Ensino Fundamental.
O poster apresentava uma pesquisa realizada por uma turma com o objetivo de levar os estudantes a compreenderem diferentes fases do ciclo investigativo, se apropriando de conceitos estatísticos e suas funções, de forma interdisciplinar.
Visualize o pôster no PDF a seguir: