top of page

SOBRE O GREF

O GREF vem investigando diferentes elementos do processo de ensino e aprendizagem da Estatística e Probabilidade nos diferentes níveis de ensino. Dentre esses, destacam-se a análise de abordagens didáticas de conceitos e procedimentos estatísticos e probabilísticos no currículo e em livros didáticos; análise do estado da arte das pesquisas; construção, experimentação e análise de abordagem para o ensino da estatística e probabilidade com uso de materiais didáticos e softwares educacionais, incluindo pessoas com deficiência; análise de avaliações de rede; análise de concepções e aprendizagem sobre conceitos e procedimentos estatísticos de alunos e professores da Educação Infantil, Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos.
 
Diferentes fundamentações teórico-metodológicas são utilizadas, incluindo, por exemplo, as discussões sobre Letramento Estatístico e Probabilístico de Iddo Gal, a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, as teorias de aprendizagem de Piaget e Vygotsky, a teoria do Conhecimento e Competência Didático-Matemático do professor de matemática de Juan Godino e Vicenç Font.
 
As análises realizadas pautam-se em discussões das situações observadas, estudos de casos, estudos experimentais, análise de situações de ensino e análises estatísticas descritivas e inferenciais.
 
O GREF é coordenado atualmente por Gilda Lisbôa Guimarães (membro do GT-01 Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Sociedade Brasileira de Educação Matemática) e José Ivanildo Felisberto de Carvalho (membro do GT-12 Eduação Estatística).
Conheça melhor os integrantes do GREF na aba Quem Somos.
Nossa filosofia
Imagem1.png

Acreditamos que a pesquisa deva ser o eixo principal da formação estatística dos alunos, assim como a dos professores, de todos os níveis de ensino. Uma das formas de se organizar o pensamento estatístico é a realização do ciclo investigativo. A vivência de todo o ciclo investigativo por parte dos alunos e professores é essencial para a compreensão e apropriação do processo que envolve a pesquisa. Além disso, para o sucesso de uma pesquisa é preciso planejar cada uma de suas fases cuidadosamente. Assim, tanto atividades que envolvem todo o ciclo investigativo ou parte dele devem ser propostas paralelamente para que os alunos aprendam a pesquisar. Apontamos ainda, para a importância do estudo e da pesquisa com temas que envolva a probabilidade, seus diferentes significados e propostas para a sala de aula, contribuindo para a construção do conhecimento probabilístico na Educação Básica e formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática. Nesse sentido, várias pesquisas foram realizadas durante esses anos envolvendo alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de professores em exercício.

Nossa história
imgExemploListaDestaqueVertical_1.png

Desde 2008 existe na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE/Brasil o GREF - Grupo de Estudo em Educação Estatística no Ensino Fundamental, registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esse grupo faz parte do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. https://www.ufpe.br/ppgedumatec

bottom of page